
Promovida pelos Ministérios da Educação e das Ciências e Tecnologias, a OBMEP é muito mais que uma premiação. Trata-se de uma iniciativa que propicia o estímulo aos estudos de matemática, dentro de um ambiente estimulante, a escola. O projeto tem o objetivo de revelar talentos a partir do binômio ensino-aprendizagem.
A professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia, Luzinalva Amorim, coordenadora do Programa de Olimpíadas de Matemática da UFBa, considera que essa é uma oportunidade de os alunos da escola pública provarem que eles são tão capazes quanto seus colegas de instituições particulares. "O que lhes faltam são oportunidades. Por isso, acreditamos que este é um espaço para que, independente da etnia e poder aquisitivo, eles possam mostrar seus conhecimentos, melhorando, assim, o ensino da Matemática no Brasil e a carência de profissionais no mercado".
Calendário - Dia 22 de junho é a data-limite para o envio, pelas escolas, da lista e dos cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase, cuja prova está marcada para o dia 11 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília). Já no dia 26, do mesmo mês, serão divulgados os premiados. Mais informações pelo 0800616161 (Fala, Brasil) ou pelo endereço eletrônico contato@obmep.or.br .Fazendo jus ao slogan do evento - Somando Novos Talentos para o Brasil -, a Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas vem crescendo a cada ano, desde 2005, quando foi iniciada. No ano passado, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados. A Bahia participou com 417 municípios.
Fonte: ASCOM - SECRETARIA
0 Comentários