Concentre-se!

A falta de atenção no começo do semestre pode causar sérios problemas a você ao final do período
"O que terá no almoço lá em casa? Verei o gatinho na saída? Que roupa usarei na festa?" Tudo isso passando pela sua cabeça e você sabe que tem de estar atenta ao professor. Então, se liga nestas dicas...

Dar uma viajada durante a aula de vez em quando é mais do que perdoável. Agora, se isso vira rotina, está na hora de reavaliar o seu comportamento na escola. Nós sabemos que no início do semestre tudo fica mais difícil porque você e suas amigas precisam atualizar as novidades. O perigo dessa empolgação é se descuidar das notas.

Quando rola aquela preguiça?"Você fica mole e tem vontade de dormir só de ver o quadro lotado. Aos poucos, se ausenta a ponto de não saber nem o que está anotando no caderno! Se o professor fala durante mais de 5 minutos, então, sua atenção voa para onde você nem imagina..."

O que fazer nesses momentos?"Quando a aula é muito maçante, é difícil para qualquer um se manter atento. Tente anotar o que é dito pelo professor em pequenas frases, que tenham elementos importantes - vale até desenho -, que auxiliem você a entender o assunto na hora de rever a matéria", afirma o professor Rafael Campos. Ao escrever ou desenhar o que se escuta, o envolvimento acontece naturalmente e você aprende mais fácil e raramente se dispersa.

Como lidar com a "viagem" em outras situações 
"Odeio essa matéria, não entendo nada e não consigo prestar atenção."
O ideal nesse caso é falar com o professor. Converse com ele sobre sua dificuldade, seu desinteresse. O professor saberá orientá-la de acordo com o seu caso. Tente, ao menos, copiar a matéria do quadro.

"Estou morrendo de sono. Não aguento ficar acordada..."
Aguenta, sim! Aguente firme. Se não for possível, é liberado se desfocar um pouco nessas horas. Desde que os minutos não virem a manhã inteira. Faça algo que goste, como desenhar no caderno ou escrever poemas. Não vale atrapalhar os colegas e muito menos o professor.

"Eu não posso desligar o celular! E se alguém me ligar, me mandar mensagem?"
Há alunos e alunos. Se você não abusar de querer sair a toda hora para atender a ligação ou se distrair com as mensagens, poderá sim deixar o celular no vibra. Do contrário, melhor desligar.

"Preciso contar para minha amiga AGORA que ontem o Rodrigo pediu para ficar comigo (ou qualquer outra novidade)"
O correto seria esperar o intervalo. Os professores sabem que esse é um grande desafio, uma vez que os alunos são sempre muito ansiosos. Outra: muitos que tentam bloquear esse ímpeto deixam de prestar atenção e só voltam à Terra quando conseguem tirar a notícia que estava entalada na garganta. Se o caso for extremo desse jeito, é melhor que conte logo. De preferência, seja breve e passe um bilhetinho a sua amiga, explicitando que no intervalo descreverá os detalhes.

Você precisa se concentrar para aprender e isso exige esforço!

Fonte: Educar pra crescer

Postar um comentário

0 Comentários