Na noite dessa terça feira (30), no auditório do Colégio Modelo, foi realizada reunião com a presença do Diretor do campus XXIV da Uneb, João Rocha, no intuito de esclarecer à sociedade a suspensão do vestibular para o curso de Licenciatura em Letras de Xiquexique.
A reunião, convocada pelo Diretório Estudantil da Uneb, contou com alunos da própria faculdade, do cursinho Pré-Vestibular Universidade Para Todos, dos Colégios Modelo e Sr. do Bonfim e da sociedade.
Os pontos mais importantes a serem destacados na reunião, segundo a fala do Diretor foi:
- O curso foi suspenso, e não fechado em definitivo, devido a baixa procura e aprovação dos últimos vestibulares, o que não compensava no quesito custo/benefício;
- Reconhecimento de um grande erro estratégico da Uneb, ao criar o Curso de Letras em Irecê, que competia diretamente com o de Xiquexique na oferta. Entretanto, o de Irecê permaneceu devido a maior procura, por estar presente em um pólo regional;
- A continuidade do curso de letras está condicionada a demonstração de interesse da sociedade. Interesse este que será medido através de pesquisas realizadas pela própria faculdade, futuramente;
- Apresentação do curso de Engenharia de Pesca, que recebeu um grande investimento da CODEVASF (R$ 5 milhões) para ser implantado. A política do Governo Federal é investir na área de exatas para formar profissionais qualificados ao amplo mercado de trabalho. Esforços são tanto para criação dos cursos, quanto para a manutenção dos alunos, através de programas de amparo ao estudante.
- Apelo de valorização, pela sociedade xiquexiquense, do novo curso para que não tenha o mesmo destino do curso de Letras.
Estão todos de parabéns, porque a reunião foi muito esclarecedora e proveitosa. Que eventos desse tipo sejam frequentes em nossa cidade.
0 Comentários