O desempenho dos estudantes brasileiros teve ligeira melhora no
último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em 2010. A nota
média dos alunos do terceiro ano, nas provas objetivas, subiu de 501,58
para 511,21 pontos - acréscimo de 9,63 pontos, na comparação com o teste
de 2009. A escala vai até 1.000. A participação no Enem é voluntária.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). É a
primeira vez que o ministério compara resultados de diferentes edições
do Enem. Isso só está sendo possível porque o exame passou a adotar, em
2009, a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que garante o mesmo
grau de dificuldade a provas distintas.
Antes não havia como dizer, com segurança estatística, se um
eventual aumento das notas médias seria resultado de melhora efetiva na
capacidade dos estudantes ou apenas reflexo de uma prova formulada com
questões mais fáceis. A TRI, no entanto, vale somente para testes
objetivos. Assim, ainda que a nota média de redação no Enem 2010
(596,25) tenha superado a de 2009 (585,06), o ministério considera que
não é possível afirmar que houve melhora.
Mais alunos fizeram o exame
De 2009 para
2010, também cresceu a parcela de concluintes do ensino médio que
fizeram o Enem em todo o país: de 45,8% para 56,4%. Em números
absolutos, o salto foi de 824 mil para 1 milhão de alunos. O dado é
significativo porque, em tese, uma quantidade maior de estudantes
poderia levar à redução das notas. Esse foi o discurso oficial nas
últimas duas décadas, quando o aumento de matrículas no ensino
fundamental veio acompanhado de piora nos indicadores de qualidade.
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