Saiba mais sobre o curso de engenharia de pesca em Xiquexique

A população de Xique-Xique e região, conhecida pela vocação para a atividade pesqueira, acaba de ganhar um curso de graduação em engenharia de pesca. O bacharelado, que iniciará suas atividades já no próximo semestre, será oferecido pelo Campus XXIV da UNEB.

“A região de Xique-Xique é banhada pelo rios São Francisco, Verde e Grande, configurando-se na maior bacia pesqueira de peixes nativos do Velho Chico. Criamos esse bacharelado com o objetivo de formar profissionais qualificados para desenvolver técnicas que permitam melhorar os resultados dessa atividade no município”, destacou o diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), João Rocha, autor da proposta do curso.


A graduação, que vai oferecer 50 vagas já no Vestibular UNEB 2012 – cujas inscrições abrem no período de 8 deste mês até 9 de outubro –, conta com parceiros como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, as secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), além da Prefeitura municipal de Xique-Xique.

De acordo com João Rocha, o curso já nasce dispondo de equipamentos de primeira linha, a exemplo de cinco salas de aula, quatro laboratórios e oito hectares de tanques-rede para pesquisa.


A oferta do bacharelado foi aprovada na última reunião do Conselho Universitário (Consu), instância máxima deliberativa da universidade, realizada no dia 15 de agosto.

Novos investimentos


Além das intervenções realizadas no campus para garantir a qualidade do novo curso de engenharia de pesca, João Rocha lembra que o departamento está finalizando a construção de um teatro com capacidade para 300 pessoas e área de convivência com três quiosques.
As obras demandaram investimento de R$ 1 milhão, proveniente da administração central da UNEB e da prefeitura de Xique-Xique.


“Estamos ainda tocando um projeto para a construção da primeira residência universitária do campus. A prefeitura local já doou à universidade um terreno com 400 metros quadrados, onde ficará sediado o espaço. Essa ação vai beneficiar diretamente cerca de 60 estudantes carentes”, ressaltou o diretor.


O campus, que conta com 500 estudantes matriculados e dispõe de uma infraestrutura com 11 salas de aula, sete laboratórios e biblioteca com acervo de quatro mil exemplares, oferece atualmente as licenciaturas em letras com língua portuguesa e literaturas, pedagogia, geografia e história.

Uneb

Postar um comentário

0 Comentários