Boa parte da água dos oceanos pode ter vindo de cometas, diz estudo

Nota: notícia de atualidades que pode estar presente nos próximos vestibulares ou ENEM.
Áreas: Biologia e Química

Composição química de água em cometa é semelhante à dos nossos mares.

Uma proporção de água dos oceanos maior do que era estimada até agora pode ter se originado dos cometas, segundo um grupo de cientistas.

A conclusão foi alcançada por uma equipe internacional de especialistas coordenado por Paul Hartogh, do Instituto Max-Planck para Estudos do Sistema Solar, da Alemanha. Eles detectaram pela primeira vez em um cometa água com uma composição similar à dos oceanos terrestres.

Sua pesquisa, publicada nesta quarta-feira pela revista britânica Nature, pôde ser realizada graças aos instrumentos do Observatório Espacial Herschel, da Agência Espacial Europeia.

Os cientistas descobriram que a água dos oceanos terrestres tem a mesma composição que o gelo encontrado em um cometa identificado como 103P/Hartley 2, da família de Júpiter, cuja origem está no cinturão de Kuiper, um conjunto de corpos de cometa fora da órbita de Netuno.

Para chegar a esta conclusão, Hartogh e seus companheiros determinaram a proporção de deutério e hidrogênio pesado (D/H) na água do 103P/Hartley 2.

"O cometa 103P/Hartley 2 tem a mesma proporção que a água dos oceanos da Terra. Como conclusão, mais quantidade de água do que se pensava pode ter vindo dos cometas", afirmou Hartogh.

G1

Postar um comentário

0 Comentários