BRASÍLIA - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
(Inep) pode divulgar ainda hoje os gabaritos oficiais do Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem) de 2011. Os candidatos que participaram das
provas no fim de semana poderão ter uma noção de seu desempenho, mas a
certeza sobre o resultado atingido só em janeiro, quando forem
publicados os boletins individuais. Isso porque a metodologia utilizada
no Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), tem um esquema complexo
para avaliar as habilidades de cada candidato e não depende apenas do
número de acertos e erros do estudante, como nos vestibulares
tradicionais, mas do nível de dificuldade de cada item.
Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada
"difícil" e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm
alto índice de acertos são classificadas como "fáceis" e contam menos
pontos na nota final do candidato. Dessa forma, dois participantes que
acertaram o mesmo número de itens poderão ter médias finais diferentes,
dependendo do nível de dificuldade de cada uma dessas questões.
Para o pesquisador do tema e gerente da Avaliação Educacional,
Renato Júdice, "tudo que é novo assusta", mas ele acredita que dentro de
algum tempo a população estará mais acostumada com esse modelo. Segundo
ele, a vantagem da TRI em relação aos modelos clássicos é que ela vai
além da análise de quem acertou mais e permite identificar o que o aluno
sabe.
- A TRI procura estimar até que ponto o aluno consegue chegar e
não simplesmente se ele acertou ou errou. Essa é a diferença crucial em
relação à teoria clássica, que é muito apropriada para o concurso
público em que o único objetivo é simplesmente selecionar. A TRI é um
modelo mais refinado porque consegue ir além da seleção e me permite
dizer o que o aluno sabe ou não - compara.,
Júdice usa uma comparação simples para facilitar a compreensão da
teoria. Em uma prova de salto com vara, um competidor consegue sucesso
em todas as tentativas com o obstáculo posicionado a 1,5 metro do chão.
Já o outro atleta também acerta todos os pulos, mas atinge alturas
superiores nos saltos, chegando até a 2 metros. Portanto, o segundo
competidor tem uma proficiência melhor do que o primeiro.
- Quantas questões você acertou não me diz muito sobre a sua real
dificuldade. Eu preciso ir aumentando o grau de dificuldade para ver
até onde você consegue chegar - explica o pesquisador.
Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato
pode atingir - com exceção da redação, que não é corrigida por esse
modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir das notas obtidas pelos
participantes, o Inep constrói uma escala de notas máximas e mínimas que
permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes.
Essas informações também são divulgadas com os boletins individuais.
No ano passado, por exemplo, a nota mínima em matemática foi
313,4 e a máxima 973,2 pontos. Já em linguagens variou de 254 a 810,1
pontos. Em ciências humanas, a maior nota foi 883,7 e a menor 265,1
pontos. Na prova de ciências da natureza os desempenhos variaram entre
297,3 e 844,7 pontos.
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