Prova de produção de texto tem pontuação de zero a 1 mil no exame nacional e sua nota será um dos diferenciais para a segunda etapa do vestibular da UFMG; especialista recomenda cabeça fresca
O estudante pode ser craque na matemática, mandar bem na física, saber a
tabela periódica de cor e salteado, ser um exímio conhecedor do fatos
históricos, das questões geográficas e das classificações da biologia.
Mas quando o assunto é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de nada adianta ser bom em determinada área se a redação não tiver atenção especial. E põe especial nisso.
Para começar, é a prova com a maior pontuação, de zero a 1 mil. E é passaporte para a principal instituição pública do estado. A nota da produção de texto será um dos diferenciais da segunda etapa do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O D+ fecha hoje a série especial que tratou, nas últimas semanas, das áreas cobradas no Enem. E lembra que em redação treino e boa leitura fazem toda a diferença.
Para essa prova, o Ministério da Educação (MEC) exige que candidato demonstre domínio da norma culta da língua, compreenda a proposta e aplique o conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, além de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Dentro das competências cobradas na matriz do exame, os alunos devem ainda demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
A redação será cobrada no domingo, com linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Professora de redação do Colégio Espanhol Santa Maria, unidade Cidade Nova, na Região Leste de Belo Horizonte, Maria Inês Cardoso Rezende da Silveira aconselha a produzir o texto primeiro e, na sequência, se preocupar com as outras questões.
“No início, os estudantes estão mais tranquilos e com a cabeça mais fresca e, por isso, têm condições de redigir melhor. É imprescindível grifar a proposta e retornar várias vezes a ela para não perder o foco”, afirma. Outra dica é procurar em revistas, jornais e na internet temas da atualidade que foram destaque há alguns meses. Afinal, a prova já foi elaborada há mais tempo.
TREINO E LEITURA
Apesar de faltar menos de uma semana para o grande dia, Maria Inês garante que ainda dá tempo de se preparar, com muito treino e leitura.
“O Enem exige do aluno bastante interpretação de textos, gráficos, tabelas e charges. Quanto mais o aluno estiver por dentro do que está rolando no Brasil e no mundo, mais facilidade terá para identificar o que está sendo pedido em cada questão”, ressalta.
Aluna do 3º ano do Santa Maria – a escola ficou entre as 10 melhores no ranking do Enem 2010 –, Fernanda Ersinzon, de 18 anos, entendeu bem os conselhos da professora. Ela conta que o exame nacional e os temas da atualidades são assuntos obrigatórios das rodinhas de amigos, até mesmo durante o recreio.
E de redação ela entende: a adolescente ganhou uma viagem à Europa depois de vencer um concurso de produção de texto em língua espanhola, com o tema “Bicentenário de independência dos países latino-americanos”. O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação da Espanha.
Para Fernanda, a preparação para o Enem tem uma linha só. “É treino, redigindo textos na escola, lendo muito e trabalhando as partes da redação: introdução, desenvolvimento, argumentação e conclusão”, diz.
Para não zerar a prova, os candidatos devem escrever no mínimo oito linhas. O MEC avisa que trechos da pergunta não poderão ser usados na redação.
Os textos devem ser escritos tendo como base a estrutura de uma dissertação argumentativa – além de usar argumentos para comprovar uma tese, o aluno deve oferecer possíveis soluções para o problema apresentado na proposta.
DICAS PARA A PROVA
1. Evite começar os parágrafos com lugares-comuns como: “Desde os primórdios da humanidade”, No mundo em que vivemos”, “ Nos dias de hoje”, “ Na atualidade” etc.
2. Evite abreviaturas e nunca use siglas desconhecidas.
3. Evite coloquialismos.
4. Não escreva períodos muito longos nem muito curtos.
5. Não use verbos no imperativo em uma dissertação.
NA HORA DO TESTE
1. Mantenha a calma! Caso não queira começar pela redação, dê uma olhada na proposta, faça questões que apresentem um grau menor de dificuldade para ir “esquentando os motores” e volte à proposta. Não deixe a prova de redação por último.
2. Leia o tema com muita atenção e volte várias vezes à proposta para fixá-la bem.
3. Demarque o tema, ou seja, torne um tema aberto um tema fechado.
4. Faça um rascunho antes de começar a escrever o texto original.
5. Antes de começar o texto, escolha um título, pois ficará mais fácil desenvolver o tema.
Mas quando o assunto é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de nada adianta ser bom em determinada área se a redação não tiver atenção especial. E põe especial nisso.
Para começar, é a prova com a maior pontuação, de zero a 1 mil. E é passaporte para a principal instituição pública do estado. A nota da produção de texto será um dos diferenciais da segunda etapa do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O D+ fecha hoje a série especial que tratou, nas últimas semanas, das áreas cobradas no Enem. E lembra que em redação treino e boa leitura fazem toda a diferença.
Para essa prova, o Ministério da Educação (MEC) exige que candidato demonstre domínio da norma culta da língua, compreenda a proposta e aplique o conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, além de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Dentro das competências cobradas na matriz do exame, os alunos devem ainda demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
A redação será cobrada no domingo, com linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Professora de redação do Colégio Espanhol Santa Maria, unidade Cidade Nova, na Região Leste de Belo Horizonte, Maria Inês Cardoso Rezende da Silveira aconselha a produzir o texto primeiro e, na sequência, se preocupar com as outras questões.
“No início, os estudantes estão mais tranquilos e com a cabeça mais fresca e, por isso, têm condições de redigir melhor. É imprescindível grifar a proposta e retornar várias vezes a ela para não perder o foco”, afirma. Outra dica é procurar em revistas, jornais e na internet temas da atualidade que foram destaque há alguns meses. Afinal, a prova já foi elaborada há mais tempo.
TREINO E LEITURA
Apesar de faltar menos de uma semana para o grande dia, Maria Inês garante que ainda dá tempo de se preparar, com muito treino e leitura.
“O Enem exige do aluno bastante interpretação de textos, gráficos, tabelas e charges. Quanto mais o aluno estiver por dentro do que está rolando no Brasil e no mundo, mais facilidade terá para identificar o que está sendo pedido em cada questão”, ressalta.
Aluna do 3º ano do Santa Maria – a escola ficou entre as 10 melhores no ranking do Enem 2010 –, Fernanda Ersinzon, de 18 anos, entendeu bem os conselhos da professora. Ela conta que o exame nacional e os temas da atualidades são assuntos obrigatórios das rodinhas de amigos, até mesmo durante o recreio.
E de redação ela entende: a adolescente ganhou uma viagem à Europa depois de vencer um concurso de produção de texto em língua espanhola, com o tema “Bicentenário de independência dos países latino-americanos”. O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação da Espanha.
Para Fernanda, a preparação para o Enem tem uma linha só. “É treino, redigindo textos na escola, lendo muito e trabalhando as partes da redação: introdução, desenvolvimento, argumentação e conclusão”, diz.
Para não zerar a prova, os candidatos devem escrever no mínimo oito linhas. O MEC avisa que trechos da pergunta não poderão ser usados na redação.
Os textos devem ser escritos tendo como base a estrutura de uma dissertação argumentativa – além de usar argumentos para comprovar uma tese, o aluno deve oferecer possíveis soluções para o problema apresentado na proposta.
DICAS PARA A PROVA
1. Evite começar os parágrafos com lugares-comuns como: “Desde os primórdios da humanidade”, No mundo em que vivemos”, “ Nos dias de hoje”, “ Na atualidade” etc.
2. Evite abreviaturas e nunca use siglas desconhecidas.
3. Evite coloquialismos.
4. Não escreva períodos muito longos nem muito curtos.
5. Não use verbos no imperativo em uma dissertação.
NA HORA DO TESTE
1. Mantenha a calma! Caso não queira começar pela redação, dê uma olhada na proposta, faça questões que apresentem um grau menor de dificuldade para ir “esquentando os motores” e volte à proposta. Não deixe a prova de redação por último.
2. Leia o tema com muita atenção e volte várias vezes à proposta para fixá-la bem.
3. Demarque o tema, ou seja, torne um tema aberto um tema fechado.
4. Faça um rascunho antes de começar a escrever o texto original.
5. Antes de começar o texto, escolha um título, pois ficará mais fácil desenvolver o tema.
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