Projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para reintroduzir no ensino uma disciplina semelhante à antiga Educação Moral e Cívica, ministrada aos alunos nos primeiros anos escolares
O ensino médio pode passar a ter, em sua grade curricular, a disciplina
Ética Social e Política, enquanto o ensino fundamental pode incluir
estudos de Cidadania, Moral e Ética.
É o que propõe o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) no primeiro projeto apresentado no Senado em 2012. Recebido pela Secretaria-Geral da Mesa nesta segunda-feira (2), a proposta só receberá numeração no reinício dos trabalhos parlamentares, em 2 de fevereiro.
É o que propõe o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) no primeiro projeto apresentado no Senado em 2012. Recebido pela Secretaria-Geral da Mesa nesta segunda-feira (2), a proposta só receberá numeração no reinício dos trabalhos parlamentares, em 2 de fevereiro.
O projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para
reintroduzir no ensino uma disciplina semelhante às antigas Educação
Moral e Cívica (EMC), ministrada aos alunos nos primeiros anos
escolares, e Organização Social e Política Brasileira (OSPB), dirigida
aos estudantes de nível médio.
“Estou convencido que, dessa forma, estaremos oferecendo à sociedade
instrumentos para o fortalecimento da formação de ‘um melhor’ cidadão
brasileiro: por um lado, pela formação moral, ensinando conceitos que se
fundamentam na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais,
hierárquicos ou religiosos; de outro, pela formação ética, ensinando
conceitos que se fundamentam no exame de hábitos de viver e do modo
adequado da conduta em comunidade, solidificando a formação do caráter”,
afirmou o parlamentar.
Atualmente, o ensino de ética encontra-se entre os chamados temas
transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), como parte de
um conjunto de assuntos que perpassam todas as disciplinas.
Sérgio Souza avalia, porém, que as novas disciplinas contribuirão para
sedimentar uma visão crítica dos principais fatos sociais e políticos,
oferecendo ao jovem noções de democracia sem caráter ideológico e
ensinando como construir um pensamento político próprio.
Todos pela Educação
0 Comentários