Comunicado sobre falta de professores no Colégio Modelo

Desde segunda-feira tivemos o retorno das aulas no Colégio Modelo. E, com elas, a continuidade de um problema: a falta de professores no início do ano letivo. Esse comunicado visa esclarecer esse fato.

No mercado de trabalho ainda existe uma carência muito grande de profissionais da educação, sobretudo na área de exatas. No último concurso público da Secretaria de Educação da Bahia, não houve aprovados para o polo onde está o município de Xiquexique em Química e apenas um em Matemática que, na posse, optou por outro município. As disciplinas de Física, Filosofia, Sociologia e Espanhol, sequer tiveram candidatos inscritos.

Para suprir a carência, no último ano o governo dobrou a carga horária dos professores efetivos (20 para 40 hs) e, ainda assim, não deu conta da demanda. Para evitar o prejuízo da falta de aulas, o governo passou a contratar professores através de dois tipos de contrato: um longo de 4 anos chamado REDA, e um curto de três meses renovados continuamente chamado PST.

No mês de janeiro a Secretaria fez uma nova seleção de professores para REDA e proibiu a contratação por meio de PST. No Colégio Modelo foram dispensados 8 professores que trabalhavam sob o regime de contrato PST até que os novos REDAS tomem posse, no início de março. Além desses transtornos citados tivemos três professores afastados: um pediu exoneração, outro tirou a licença-prêmio e outra a licença-maternidade.

Assim sendo, pedimos a compreensão de pais e alunos, pois a solução dessa situação independe de nossos esforços, porque estamos aguardando as orientações da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a fim de resolver a situação.

A Direção

Postar um comentário

0 Comentários