Com as facilidades do acesso eletrônico a
documentos e informações, as secretarias e órgãos públicos estaduais
deixarão de emitir, a partir de novembro, o contracheque dos servidores
do Estado em formato impresso. O documento poderá ser acessado no Portal
do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br),
por meio dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e também pelo portal
do banco na internet. Com o fim da emissão mensal do contracheque dos
260 mil servidores (ativos, inativos e pensionistas), o governo também
deixará de gastar em torno de R$ 2 milhões ao ano com impressão e
postagem do documento.
A suspensão do contracheque no formato
impresso integra uma série de medidas de economia e sustentabilidade que
vem sendo adotadas pelo Governo do Estado, a exemplo do Projeto Papel
Zero, para incentivar a diminuição da impressão gráfica de projetos e
documentos. A ideia é tramitar tudo o que for possível em meio digital.
O servidor poderá ter acesso e, caso
deseje, imprimir seu contracheque através do Portal do Servidor. O
acesso somente será feito mediante identificação e senha, que poderá ser
cadastrada nos setores de Recursos Humanos do órgão ou secretaria onde o
servidor estiver lotado. Estes setores também passarão por processo de
capacitação, visando tirar dúvidas e resolver problemas dos servidores
que tiverem dificuldades em relação à atualização de dados cadastrais,
criação de senha e de e-mail.
"É importante destacar que o contracheque
digital terá código de autenticidade, o sigilo dos dados será preservado
por senha digital e na internet as informações poderão ser consultadas
com maior antecipação, porém não é necessário imprimir para guardar,
pois o Portal do Servidor armazena todos os contracheques, deixando-os
sempre acessíveis", destaca o coordenador de Tecnologias da Saeb, André
Peixinho.
A questão da segurança é outro ponto
importante. Devido à complexidade de produção e distribuição dos
contracheques em formato impresso, o documento já chegava com atraso ao
servidor. Além disso, caso o documento não fosse entregue em mãos, por
problemas de entrega ou postagem, a confidencialidade das informações
corria o risco de ser violada. Além disso, geravam acúmulo de papel nos
setores de RH.
“Entendo que exista hoje um apego de
alguns servidores ao contracheque impresso, mas precisamos adotar
práticas mais modernas, econômicas e sustentáveis para otimizar o
funcionamento do serviço público”, explica a diretora geral da
Secretaria da Agricultura, Jucimara Rodrigues. Ela acrescenta, ainda,
que o contracheque impresso implica em gastos com combustível,
disponibilização de servidores para separação e distribuição, além da
ocupação de espaço nas áreas de RH, quando os documentos não são
entregues por algum problema no sistema de distribuição.
ACESSO AO CONTRACHEQUE PELO PORTAL DO SERVIDOR
Para criar uma nova senha ou resolver
problemas com a senha antiga, entre em contato com a Coordenação de
Recursos Humanos da sua unidade para cadastrar o e-mail. A lista está
disponível no Portal do Servidor, em “Telefones Úteis”, no menu
principal, à direita da página. É fundamental cadastrar um endereço de
e-mail para obter a senha, o que deverá ser feito na coordenação de RH
do órgão ou secretaria onde está lotado.
Caso tenha esquecido a senha, entre em
“Pagamentos e Senhas”, no menu principal, e clique em "esqueci a minha
senha" e preencha os campos de CPF, RG e data de nascimento. A nova
senha será enviada para o seu e-mail. Se você ainda não tem e-mail
cadastrado, fale com o setor de RH, pois este é um procedimento
fundamental para ter acesso ao contracheque pelo Portal. Ainda está
disponível uma página com as dúvidas mais freqüentes dos servidores: http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/noticias/orientacao/solucao-de-problemas-na-alteracao-da-senha-do-contracheque.
ACESSO AO CONTRACHEQUE PELO BANCO DO BRASIL
No caixa eletrônico: depois de entrar com o
seu cartão do banco, na tela inicial clique em “Consultas”. Em seguida,
em “Contracheque”. Na tela seguinte, em “Identificador/matrícula”, você
deve digitar o seu CPF, e aí é só escolher o mês e o ano do
contracheque desejado. Lembre-se: você pode imprimir gratuitamente uma
vez por mês.
Na página www.bb.com.br:
após entrar com a senha de internet na área com os dados da sua conta,
clique no botão “Serviços e Segurança”; em seguida, em “Outros
serviços”; daí em “Outras opções”; e então em “BB Contracheque”. A tela
vai solicitar a identificação (coloque o CPF), o mês e o ano do
contracheque.
APOSENTADOS E PENSIONISTAS
Os aposentados e pensionistas devem
procurar os postos do Ceprev para cadastrar e-mail e senha. A lista está
no Portal, no endereço http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/content/ceprev.
Aqueles que residem em Salvador podem ligar para 3116-5440/5437/5434 e
obter a orientação de como proceder. Os aposentados e pensionistas
continuarão recebendo correspondências eventuais de assuntos de seu
interesse, como o recadastramento, por exemplo.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
A Saeb está montando uma Central de
Atendimento para aqueles que tiverem maiores dificuldades em criar a
senha para o contracheque. A Central atende os servidores no SAC
Servidor, situado no antigo SAC da Boca do Rio (Av. Oceânica, segundo
andar), de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Portal do Servidor
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