No período de 20 de janeiro a 13 de março, os professores da rede pública podem fazer a pré-inscrição para as 3.025 vagas ofertadas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A pré-inscrição é voltada para profissionais da educação cadastrados no Educacenso nas funções de docente e tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Parfor oferece cursos gratuitos de formação de nível superior, extensão, aperfeiçoamento e especialização, em instituições públicas.
Fotos: Roberta Rodrigues / IAT
Nesta quinta-feira (05/01), o Instituto Anísio Teixeira (IAT) realizou uma videoconferência para incentivar os educadores para a pré-inscrição nos cursos do Parfor. “Conseguimos mobilizar um grande número de secretários municipais, gestores e professores. Sempre que realizamos eventos como este, os números de inscrições crescem de forma significativa”, afirmou a diretora do IAT e vice-presidente do Fórum de Apoio à Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof/BA), Kátia Ramos.
De acordo com a coordenadora-geral do Parfor, Denise Santana, em 2015 serão ofertados cursos de formação em Ciências Biológicas, História, Matemática, Pedagogia, Geografia, Letras vernáculas e Química. A coordenadora ressalta que os cursos e as aulas serão no sistema modular, de segunda a sábado.
“O professor tem o papel de destaque, ele conduz o processo educativo, estimula os alunos e direciona onde os estudantes devem trilhar para aprender, desta forma, torna-se indispensável formação adequada”, enfatizou a Professora Hilda Ferreira, Coordenadora do Parfor. Entre 2009 e 2014, o Parfor já contemplou 1.342 educadores das redes municipal e estadual.
SEC
0 Comentários