As inscrições no Sistema de Seleção Unificada têm início na terça-feira, 24 de janeiro, mas as consultas para vagas no ensino superior em faculdades públicas já podem ser feitas pelo site. Podem participar do Sisu, nesse primeiro semestre de 2017, quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado e teve nota diferente de zero na redação. O processo é gratuito e vai até 23h59 do dia 27 de janeiro.
Pelo sistema online do Ministério da Educação, é possível checar os cursos oferecidos, as instituições participantes e os municípios que oferecem vagas. O candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções que podem ser modificadas durante as inscrições.
Durante esse período, a nota de corte para cada curso é calculada pelo Sisu numa equação que considera o número de vagas disponíveis e o total de candidatos. Segundo o MEC, essa não é uma referência única para auxiliar o candidato no monitoramento da seleção e não garante, necessariamente, a vaga desejada.
O estudante Rafael Greca, de 19 anos, está confiante em conseguir entrar para Sistemas de Informação da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais. Ele já checou o número de vagas no Sisu
- Vi que o número de vagas em relação ao ano passado continua o mesmo. Como tirei 691,1, a mesma nota que a de corte de 2016, estou otimista.
Os resultados são divulgados no dia 30 de janeiro. No total, são ofertadas 238.397 oportunidades em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/inscricoes-no-sisu-abrem-dia-24-ja-possivel-fazer-consulta-de-vagas-20813941.html#ixzz4WcYdcAKs
0 Comentários