O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira, 31 de março, a publicação dos editais de inscrição e de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
Aqueles que queiram participar da edição de 2020 do Exame deverão se inscrever no prazo de 11 a 22 de maio. A taxa continua a mesma do ano passado, no valor de R$ 85, que deverá ser paga até 28 de maio.
Isenção
O prazo para isenção já começa no próximo dia 06 de abril e segue até o dia 17 seguinte, para as pessoas que se enquadrarem em um dos três perfis abaixo.
- Estar cursando a última série do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
- Ser membro de família baixa renda e inscrito no CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, durante o mesmo prazo dos pedidos de isenção, ou seja, de 06 a 17 de abril, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.
O resultado dos pedidos de isenção Enem 2020 sairá no dia 24 de abril. Aqueles que não forem beneficiados com a isenção ou não teve a justificativa de ausência validada poderão interpor recurso no prazo de 27 de abril até 1º de maio. As respostas do Inep serão divulgadas no dia 07 de maio.
Inscrições
As inscrições do Enem 2020 serão recebidas de 11 a 22 de maio, através da Página do Participante ou pelo aplicativo oficial do Enem.
Os que tiverem o pedido de isenção aceito deverão se inscrever no mesmo prazo dos demais estudantes. O benefício da isenção será confirmado ao fim do processo de inscrição, de forma automática. Os que não obtiverem o benefício, precisam efetuar o pagamento da taxa para ter a inscrição efetivada no sistema.
Novidades
Pela primeira vez, os participantes terão que escolher pela realização do Enem 2020 de forma presencial - tradicional - ou digital. O Inep ofertará até 100 mil vagas para quem quiser participar da versão digital das provas.
O aumento da oferta do Enem Digital ocorrerá de forma gradativa. A previsão é que a consolidação deste modelo seja feita até o ano de 2026. A estrutura do Exame será igual à da versão impressa. Contudo, neste primeiro ano, por se tratar de uma fase teste, não estará disponível a opção ""treineiros".
Além do Enem Digital, este ano será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova.
Em breve mais informações.
0 Comentários