O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, em 2011 iniciou o período de
inscrições nesta segunda-feira (23), com prazo para terminar no dia 10
de junho próximo. A primeira condição para se inscrever é ter acesso à
internet. O endereço disponível para as inscrições é este.
O acesso ao formulário de inscrição ficará disponível na internet
durante 24h todos os dias até o final do período de inscrição.
A
taxa é de R$ 35,00 e deverá ser paga até o dia 13 de junho no Banco do
Brasil. A isenção dessa taxa é garantida aos alunos matriculados e
cursando o último ano do ensino médio (concluintes) em instituições
públicas de ensino. Quem for membro de família de baixa renda ou estiver
em situação de vulnerabilidade financeira, conforme o decreto 6.135, de
26 de junho de 2007, também poderá solicitar a isenção.
O
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –
Inep, responsável pela realização do Enem, no edital do Enem, destaca a
importância das informações fornecidas serem verdadeiras e exatas, para
candidato não ter o risco do cancelamento de sua inscrição. Além disso,
recomenda que o interessado leia o edital antes de preencher o
formulário de inscrição. Todas as informações também estão disponíveis
no hot site do Enem 2011, em www.enem.inep.gov.br.
Ao acessar página, o participante deve selecionar a opção "Inscrição".
Para dar início, é necessário ter em mãos o número do Cadastro de Pessoa
Física (CPF) e o seu número de documento de identidade (RG).
Após inserir CPF e data de nascimento, será aberta uma tela com os dados
pessoais do candidato, como o nome completo, o nome da mãe e o sexo.
Esses itens são resgatados diretamente do banco de dados da Receita
Federal. Se houver alguma informação incorreta, o solicitante deve
corrigi-la na Receita.
Após confirmar os dados, é preciso
preencher outras informações pessoais, como o número do RG, cor/raça e
endereço, todas obrigatórias. Dados como telefone e e-mail são
opcionais. Mas, caso haja perda da senha de acompanhamento, o resgate
dela só poderá ser feito para quem informou o e-mail ou o telefone
celular. O número de telefone deve ser do candidato, bem como todos os
dados informados, ainda que o participante seja menor de idade.
Nessa mesma página, deve ser informado se há necessidade de atendimento
especial ou não. Se o participante precisar do atendimento diferenciado,
deve estar atento e marcar qual a deficiência ou condição em que se
encontra, se é sabatista ou estuda em classe hospitalar.
No
campo seguinte, aparecerão as opções de língua estrangeira – inglês ou
espanhol. Após marcar a língua desejada, o candidato deverá escolher em
qual estado e município deseja realizar a prova. Após a escolha,
aparecerá a opção de senha. Ela será utilizada para o acompanhamento da
inscrição, obtenção dos resultados e inscrição em programas como Sistema
de Seleção Unificada (SISU) e Programa Universidade para Todos
(ProUni). Após esse processo, o candidato ainda terá a opção de
confirmar se a língua estrangeira e a cidade desejada para fazer a prova
estão corretas.
Na próxima etapa, o participante deverá
informar a sua situação escolar: se já concluiu o ensino médio, se ainda
está cursando ou se não o concluiu. Se ele já tiver concluído os
estudos, deverá informar em que ano o fez e a modalidade de ensino
(regular, EJA ou educação especial). Se o aluno estiver cursando o
último ano do ensino médio, deverá informar se a escola em que estuda é
pública ou privada, a série e a modalidade de ensino. Outra informação
importante de ser preenchida com atenção é se o candidato está fazendo a
prova para obter a certificação de conclusão no ensino médio. Se for
esse o caso, deverá dizer se já cursou o EJA e em qual estado e
instituição deseja se certificar. Para obter certificação pelo Enem, o
candidato deve ter, no mínimo, 18 anos completos. A mesma opção
aparecerá para os candidatos que ainda estão estudando, mas concluirão
os estudos após 2011, e que não estão estudando e não estão cursando o
ensino médio.
O questionário socioeconômico, desde o ano
passado, é respondido no ato da inscrição. Após concluir as etapas
anteriores, o candidato terá que responder o questionário, para dar
seguimento ao processo de inscrição. São menos de 30 perguntas e todas
de preenchimento obrigatório.
Assim que o interessado terminar
de responder ao questionário socioeconômico, deverá conferir as
informações prestadas no ato da inscrição. Se houver alguma alteração a
ser feita, deverá concluir o processo e depois voltar para a página
inicial e clicar em "Acompanhe sua inscrição". Lá, ele fará as
alterações necessárias.
No final da página para confirmar a
inscrição, ele terá as opções de gerar boleto ou declarar carência.
Aquele que gerar o boleto terá que imprimi-lo e pagá-lo, exclusivamente,
em qualquer agência do Banco do Brasil. Não será aceito boleto após a
data de vencimento. Independentemente da data em que o boleto seja
impresso, o prazo para pagamento é do dia 13 de junho.
Para
pegar o comprovante de inscrição, o interessado deve acessar o sistema
até três dias úteis após o pagamento do boleto (se for o caso) e
imprimi-lo. O Cartão de Confirmação também será enviado para o local
informado no ato da inscrição. O número de acompanhamento pode ser visto
ao entrar no sistema com seu CPF e senha, gerada no processo.
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