Crianças: o que esperar para o futuro?

Mais um dia da criança chega e nessa data sempre é bom refletir sobre o futuro que aguarda as novas gerações que vão dirigir o futuro de nosso país.

Nostalgias à parte, sempre faz falta lidar com pessoas que são educadas desde o berço a ser responsáveis e, sobretudo, a ter objetivos na vida. Os tempos são outros e, na convivência, percebe-se que a ausência dos pais na educação familiar tem gerado consequências terríveis na formação dos indivíduos.

Não se trata de querer que tudo volte a ser como antes, pois dadas as circunstâncias atuais, isso é impossível. Mas, para melhorar a situação, é necessário assumir a responsabilidade mínima pela criação e educação dos próprios filhos. Essa ausência implica na absorção das influências externas na personalidade da criança, que normalmente não são boas. Influências essas que são o conjunto de fracassos na formação de várias outras crianças.

A conclusão a que se chega é que de fato falta amor às pessoas. Isso porque, a partir do momento em que se deseja colocar alguém no mundo, ao mesmo tempo que não se assume a responsabilidade por essa decisão, só pode faltar amor em negligenciar o mínimo, que é ajudar na formação moral. Muitos deixam de fazer isso por não ter paciência e disposição (como se disposição faltasse na hora de procriar), além da falta de amor já mencionada, deixando essa tarefa de ocupar o tempo das crianças para a TV (existe coisa pior?), a escola, a internet e o mundo. Quando o estrago estiver feito, irão perguntar: "onde foi que eu errei?".

E a coisa toda vira uma bola de neve, pois essas pessoas sem acompanhamento, portanto sem responsabilidades e objetivos, serão os responsáveis por ditar os rumos de nosso país. Aí cabe a pergunta: o que esperar?

O alento maior é notar que quanto mais a população cresce, cresce o número de irresponsáveis, mas também aumenta o numero de pessoas com visão e determinação para construir algo positivo, ainda que de forma desproporcional. No fim, o mundo não será dos espertos, mas daqueles que foram orientados para querer alguma coisa.

No entanto, o dia é das crianças e como as mesmas são frutos do que seus pais reservam para elas, o que se pode desejar é melhor sorte para todas.

O Blog do Colégio Modelo deseja a todas as crionças crianças um ótimo dia. Aliás, curtam todos os dias, pois a infância é algo mágico, mas passageiro...

Postar um comentário

0 Comentários