“O professor precisa se assumir como autor e ator de seu trabalho.”
A observação foi feita por Roberto
Sidnei Macedo, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que
ministrou a conferência de abertura do I Seminário Identidade e
Docência, realizado pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias
(DCHT) do Campus XVI da UNEB, em Irecê, no final do mês passado.
Roberto abordou o tema A docência na
contemporaneidade: identidade, desafios e perspectivas, e apontou os
principais elementos que dificultam o trabalho do professor na sala de
aula.
Para o conferencista, não é fácil
colocar em prática o papel autoral do docente quando ele precisa lidar
diariamente com situações que envolvem drogas, violência e
desestruturação familiar.
O seminário, que aconteceu no campus, contou ainda com mesas-redondas, palestras e apresentação de painéis.
Outros destaques da programação ficaram
para as apresentações de João Rocha, diretor do departamento do Campus
XXIV, em Xique-Xique, e de Carla Liane Nascimento, gerente da
Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB.
Os palestrantes abordaram os temas A
construção da identidade docente nos cursos de formação de professores e
A relação extensão universitária e educação básica, respectivamente.
“Alcançamos o nosso objetivo, que era
discutir de forma ampla e democrática a construção da identidade do
professor, além de refletimos juntos sobre o exercício da profissão”,
pontuou a professora Cenilza Pereira, coordenadora da iniciativa.
O seminário contou com mais de 200
participantes. As atividades foram direcionadas a professores de todos
os níveis de ensino e a estudantes de graduação e pós-graduação do
campus e da região.
“A comunidade docente participou em
massa do seminário, principalmente os professores da educação básica.
Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado”, comentou a
coordenadora.
Uma nova edição do evento já está sendo
organizada. A previsão é de que aconteça em maio de 2012 com foco para o
tema Trabalho docente e formação de professores: novos desafios e
perspectivas.
UNEB
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